Agenda

Cineclube LECgeo: filme-debate com o tema “A Copa do Mundo é Nossa?”

cineclube lecgeo

É com grande prazer que o Cineclube LECgeo convida a todos para mais um filme-debate na UFPE.
Desta vez, convidamos a todos para a sessão cujo tema de exibição será “A Copa do Mundo é nossa?”, onde será exibido um grupo de filmes que denunciam os demandos e impactos das intervenções que a Copa do Mundo tem espalhado pelas cidades que serão sedes deste evento esportivo. A sessão contará ainda com debate com representantes de alguns movimentos sociais e ativistas que vem acompanhando de perto as transformações na cidade do Recife.

Segue abaixo as informações detalhadas da exibição.

Filmes:
01 – Copa 2014: Quem ganha com esse jogo?
(Articulação Nacional da Copa, Brasil, 2013, 10′)
Sinopse: Vídeo realizado com partes de vídeos gravados por moradores, videoativistas, mídias independentes e colaboradores da resistência contra a violação de direitos humanos no contexto internacional dos megaeventos.

02 – Domínio Público
(Fausto Mota, Raoni Vidal e Henrique Ligeiro, Brasil, 2012, 17′)
Sinopse: Filme que retrata as injustiças no Brasil e, principalmente no Rio de Janeiro, devido as transformações causadas pela chegada da Copa e Olimpíadas. O filme questiona a forma como o dinheiro dos cofres públicos estão sendo investidos no país, procurando perguntar qual o real impacto para as comunidades e qual é o legado que será deixado para o futuro?

03 – Copa Favela 2014
(Copa Favela 2014, Brasil, 2012, 5′)
Sinopse: Filme produzido pela plataforma “Copa Favela” que apresenta o objetivo de reunir todos o máximo material que apresenta relação com a “Copa 2014″, assim como do povo do Brasil com toda sua diversidade que vem de todas classes sociais.

04 – People Before Profit
(Witness, 2012, 11′)
Sinopse: People Before Profit (Pessoas antes do lucro, em tradução livre) foi produzido para uso de comunidades locais afetadas por remoções forçadas e aqueles que as apoiam a construir uma maior solidariedade local e globalmente. O filme procura alavancar campanhas locais e representar as remoções forçadas como a questão internacional de direitos humanos, contando para isto a história da experiência humana universal antes, durante e após uma remoção, assim como os meios positivos pelos quais as comunidades estão respondendo e, na verdade, tornando-se pró-ativas para proteger e assegurar seus direitos humanos.

Debatedores:
Alexandre Sabino, PPGEO-UFPE
Dulce Feitosa, Comitê Popular da Copa
Andréa Luna, Copa Favela
Rudrigo Rafael, CENDHEC/FERU

Local: Auditório Manuel Correia de Andrade, 3º andar , CFCH – UFPE.
Horário: 18 horas.

Data: 13\06\2013