Um confronto entre manifestantes e policiais tumultuou a concentração da Operação Sete de Setembro na tarde deste sábado, Dia da Independência (7). Segundo as primeiras informações, a confusão começou quando um dos participantes do protesto se recusou a ser revistado pelos agentes ao chegar na Praça do Derby, na área central do Recife.
A polícia interveio e o rapaz foi detido logo após a recusa. Ao menos quatro manifestantes, de nomes e idades não revelados, também foram levados, mas ainda não se sabe por quais motivos. Todos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão de Santo Amaro, no Centro. Entre eles, um menor, que após ser levado para a DP de Santo Amaro, foi conduzido à GPCA (Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente).
Algumas pessoas que estavam no momento das prisões reclamaram da ação policial e terminaram sendo atingidas por spray de pimenta lançado pelos policiais. Para dispersar os manifestantes – em um grupo com cerca de 300 pessoas -, os policiais também dispararam balas de borracha e bombas de efeito moral, próximo ao cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti.
A partir de então, o grupo passou a seguir pelas calçadas da Agamenon Magalhães, no sentido Recife-Olinda. À reportagem do NE10, alguns afirmaram que deveriam seguir para a delegacia de Santo Amaro, para onde foram levados os manifestantes detidos pela polícia. Outros alegaram que iriam voltar a se reagrupar e ocupariam algum cruzamento da Agamenon Magalhães. Todos estão sendo acompanhados de perto por equipes do Batalhão de Choque da PM.
Três integrantes do grupo Resistência Pernambucana foram surpreendidos pela polícia na altura da Clínica de Fraturas, na Rua Fernandes Vieira, e obrigados a seguirem com os agentes para a delegacia. O trio protestou contra a medida, afirmando que não havia nenhuma acusação contra eles. O sargento Aldemir, da Rádio Patrulha, afirmou à reportagem que realmente não havia nenhuma acusação, mas que a equipe havia recebido ordens superiores para levar o grupo.
Mídia Corporativa: JC Online