Notícias

Funcionários de secretaria do Recife paralisam atividades

Mais de 400 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC) da Prefeitura do Recife deflagraram greve nessa segunda-feira (10). O grupo atua nos programas de assistência social da PCR e reinvidicam equiparação salarial com outros servidores que exercem as mesmas funções, além de melhor condição de trabalho.

De acordo com a assistente social e membro da comissão de greve Paula Moraes, há 15 dias a categoria estava procurando a gestão municipal para uma negociação. “Desde 2007 estamos lutando pela equiparação salarial entre servidores que exercem a mesma função que a nossa, mas ganham muito mais. Além disso, queremos um plano de cargos e carreira. Chegamos ao nosso limite, tentamos negociar, mas não tivemos êxito”, disse.

Os servidores da SDSDH e do Iasc trabalham em 12 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), 2 Centros de População de Rua (Centro POP), 4 Casas de Acolhida para Crianças e Adolescentes, e 4 Casas de Longa Permanência (duas para adultos e duas para idosos). Além disso, os servidores atuam com abodagem social de rua.

“Exercemos nossa profissão com péssimas condições de trabalho. Há lugares onde não há água e nem banheiro e ainda existem ações que são finalizadas por falta de profissionais. Isso motiva até o deslocamento voluntário de servidores. Não é porque trabalhamos com a população carente que temos que ganhar pouco. Essa gestão é mais truculenta do que as anteriores, nem sequer negociaram direito com a categoria. O que ofereceram foi uma proposta indecente de apenas 1,5% de aumento a cada quatro anos”, explica.

Entre os servidores dos órgãos estão educadores sociais, administrativos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Durante toda esta semana os profissionais irão realizar ações para sensibilizar a gestão municipal. Uma nova assembleia está marcada para a próxima sexta-feira (14), às 9h, na sede do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Recife (Sindsepre), no Centro do Recife.

 

Mídia Corporativa: Jornal do Commercio