Apesar da ação truculenta de orientação totalitária da Policia Militar de Pernambuco a resistência popular se impôs nas ruas de Recife. A manifestação não deu nem os primeiros passos e a polícia começou a fazer prisões arbitrárias, atirar balas de borracha e bombas de efeito moral nas pessoas, ainda no Derby. Durante esse corre-corre forçado pela polícia um banco foi quebrado e a manifestação ficou mais dispersa. A partir de então o destino era a delegacia para pedir liberdade pras irmãs e pros irmãos.
Durante todo percurso a polícia fez prisões sem nenhuma acusação, em uma delas a polícia alegou que o suspeito era procurado e teve ordens superiores para efetuar a prisão. O efetivo policial empregado foi enorme, várias viaturas e motos da polícia, três ônibus da tropa de choque, tropa de choque do CORE, helicóptero e soldados do exército nas calçadas.
Com o apoio da comunidade xs manifestantes fizeram uma vigília em frente a delegacia de Santo Amaro aguardando até que todas pessoas presas fossem liberadas. 3 menores foram encaminhados ao GPCA e até o final da vigília um manifestante ainda não havia sido liberado. Até durante a vigília em frente a delegacia alguns policiais prenderam dois manifestantes que estavam em um restaurante.
A Frente independente popular está chamando um protesto pelo passe livre para o dia 18 de setembro. Nos vemos nas ruas!
Para ouvir os áudios é só clicar nos links abaixo:
Vigília na delegacia de Santo Amaro.
Relato de um manifestante que foi preso durante o início da manifestação.
Relato sobre os sequestros e a repressão policial.
Liberdade… Liberdade…Pula sai do chão! Liberdade para os irmãos!